ESPAÇO OGAWA PILATES

DANIELLE OGAWA DE CARVALHO - CREFITO 8 - 58.102-F

Logo_nova.jpg

HISTÓRIA

 

O método Pilates foi criado no início do século XX por Joseph Humbertus Pilates. Ele nasceu na Alemanha em 1880 e desde criança sofreu com raquitismo, asma e febre reumática. Sempre muito esforçado em melhorar sua condição física, estudou muito para a construção de um corpo forte e sadio. Tornou-se um especialista em cultura física, mergulho e ginástica.

A primeira vez que seu método chamou a atenção foi durante a Primeira Guerra Mundial, quando, em um campo de concentração, começou a desenvolver aparelhos utilizando as camas e cadeiras de rodas dos enfermos e treinou os outros estrangeiros com os exercícios de cultura física que havia criado. O treinamento foi tão eficaz, que os internos resistiram a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Europa em 1918.

Em 1926 mudou-se para os Estados Unidos, fundando na cidade de Nova Iorque seu Studio. O método foi então chamado de Contrologia. Lá formou seus discípulos e difundiu seu método. Joseph viveu uma vida longa e saudável, mas em 1966, seu Studio pegou fogo, e na tentativa de salvar seus equipamentos inalou muita fumaça, tendo complicações respiratórias, falecendo meses depois, em 1967. Só então o método ganhou seu nome e passou a ser chamado de Pilates.    

SOBRE O MÉTODO

 

O Pilates é um método de exercícios físicos que tem como objetivo a manutenção da saúde física e mental, desenvolvendo um corpo uniforme e facilitando as atividades de vida diária.

O método trabalha com a construção da força e da flexibilidade, sempre em equilíbrio, concentrando-se no alinhamento corporal e da coluna. Seu foco está no fortalecimento do “Power house” ou centro de força, que inclui os músculos abdominais, inferior das costas e do assoalho pélvico. Os exercícios são realizados em equipamentos ajustados por molas ou no solo, com diversos acessórios como bolas suíças, rolo de feldenkrais e magic circle.

O método prioriza a qualidade de execução dos movimentos em poucas repetições seguindo alguns princípios do método: alinhamento, centralização, concentração, controle, respiração, precisão e fluidez dos movimentos.

site_fotoa.jpg
IMG_2128.PNG

BENEFÍCIOS


Não há contraindicação para o método, podendo ser praticado por pessoas
de todas as idades, inclusive gestantes. E seus benefícios são inúmeros:

Aumento de força;

Aumento de resistência muscular;

Aumento da consciência corporal;

Aumento da flexibilidade;

Melhora do equilíbrio;

Melhora da agilidade;

Melhora da coordenação motora;

Atua na correção postural;

Alivia e previne dores musculares e articulares;

Alivia e previne tensões crônicas;

Melhora a qualidade do sono;

Diminui a ansiedade;

Aumenta a disposição;

Combate o estresse.